Atividade (Elizandra Cristina e Williane da Silva)
- Qual concepção de estágio
supervisionado é norteadora da experiência apresentada pelos autores?
De acordo com a leitura
do texto, a perspectiva apresentada pelos autores é norteada pela concepção de
que o estágio supervisionado, para além da experiência prática, também deve ser
orientado pela reflexão por parte do aluno, ou seja, considerando apropriações
conceituais adquiridas durante suas vivências acadêmicas. Para o autor o
estagio deve ser o meio que proporciona o dialoga da teoria com a pratica e
esse caminho deve ser trilhado simultaneamente. Diante disso se faz necessário
que o aluno se aproprie de teorias que possibilite uma reflexão teórico-metodológica.
Assim como o que é dito
no texto, a efetivação de uma interdisciplinaridade no momento do estágio faz
com que o aluno se enxergue como pesquisador, tendo em vista a razão pela qual
está realizando o estágio, as adversidades que irá encontrar durante essa
experiência e os objetivos que o motivam a conclui-lo, de modo que o contexto o
auxilie a formular as estratégias que irá fazer uso para aliar a teoria e a
prática.
Considerando o modelo
de currículo no qual o aluno inicialmente tem um contato com a teoria e só
posteriormente é submetido à prática, segundo os autores, é motivo de preocupação
e principalmente de reflexão, isto porque os conteúdos científicos nem sempre
conseguem ser enxergados e aplicados pelo aluno na prática.
Esta realidade é
preocupante se considerado que este aluno terá uma vasta caminhada
profissional, pois, visto que por não reconhecer coerência entre ambas as experiências,
este profissional acabará deixando de lado, pouco a pouco, seus conhecimentos
científicos adquiridos. Dessa forma, consideram que a aliança entre ambos os
momentos devem ser simultâneos na formação de professores. É tanto que a mais
significativa preocupação do autor é com o campo do “senso comum”, para ele
precisam-se criar métodos que impeçam o aluno de sair da graduação com essa
concepção. O construir ciência para o autor está diretamente ligado com o campo
do estagio, esse campo deve possibilitar ao aluno a pratica do modelo
experimental.
De modo geral, os
autores expõem que o professor deve ser visto como um “intelectual crítico” (p.
41), ou seja, deve conseguir fazer uso de seus conhecimentos científicos
aliando-os a prática, tendo em vista o contexto histórico e social ao encontrar
as melhores alternativas para exercer seu trabalho baseado na reflexão
realizada pelo mesmo.
Referência: GHENDIN, E; OLIVEIRA, E; ALMEIDA, W. Estágio com pesquisa. Editora Cortez. Ed. 1. 2015. P. 35-45.
Comentários
Postar um comentário