Atividade (Elizandra Cristina e Williane da Silva)

- Qual concepção de estágio supervisionado é norteadora da experiência apresentada pelos autores?
            De acordo com a leitura do texto, a perspectiva apresentada pelos autores é norteada pela concepção de que o estágio supervisionado, para além da experiência prática, também deve ser orientado pela reflexão por parte do aluno, ou seja, considerando apropriações conceituais adquiridas durante suas vivências acadêmicas. Para o autor o estagio deve ser o meio que proporciona o dialoga da teoria com a pratica e esse caminho deve ser trilhado simultaneamente. Diante disso se faz necessário que o aluno se aproprie de teorias que possibilite uma reflexão teórico-metodológica.
            Assim como o que é dito no texto, a efetivação de uma interdisciplinaridade no momento do estágio faz com que o aluno se enxergue como pesquisador, tendo em vista a razão pela qual está realizando o estágio, as adversidades que irá encontrar durante essa experiência e os objetivos que o motivam a conclui-lo, de modo que o contexto o auxilie a formular as estratégias que irá fazer uso para aliar a teoria e a prática.
            Considerando o modelo de currículo no qual o aluno inicialmente tem um contato com a teoria e só posteriormente é submetido à prática, segundo os autores, é motivo de preocupação e principalmente de reflexão, isto porque os conteúdos científicos nem sempre conseguem ser enxergados e aplicados pelo aluno na prática.
            Esta realidade é preocupante se considerado que este aluno terá uma vasta caminhada profissional, pois, visto que por não reconhecer coerência entre ambas as experiências, este profissional acabará deixando de lado, pouco a pouco, seus conhecimentos científicos adquiridos. Dessa forma, consideram que a aliança entre ambos os momentos devem ser simultâneos na formação de professores. É tanto que a mais significativa preocupação do autor é com o campo do “senso comum”, para ele precisam-se criar métodos que impeçam o aluno de sair da graduação com essa concepção. O construir ciência para o autor está diretamente ligado com o campo do estagio, esse campo deve possibilitar ao aluno a pratica do modelo experimental. 

            De modo geral, os autores expõem que o professor deve ser visto como um “intelectual crítico” (p. 41), ou seja, deve conseguir fazer uso de seus conhecimentos científicos aliando-os a prática, tendo em vista o contexto histórico e social ao encontrar as melhores alternativas para exercer seu trabalho baseado na reflexão realizada pelo mesmo.

Referência: GHENDIN, E; OLIVEIRA, E; ALMEIDA, W. Estágio com pesquisa. Editora Cortez. Ed. 1. 2015. P. 35-45.

Comentários