Atividade: O que Aprendi e O que Espero encontrar sobre... (Elizandra Cristina e Williane da Silva)
|
O que aprendi sobre...
|
Tema
|
Como espero encontrar no campo de estágio
sobre...
|
|
é um documento pertencente a
escola que é estruturado a partir da história da escola, sua estrutura
física, seu corpo docente e o direcionamento pedagógico e teórico que orienta
as práticas pedagógicas da instituição.
|
PPP
|
Esperamos que ao menos boa parte
do documento seja de acordo com a prática que a instituição adota, além de
uma participação de todos os membros da comunidade escolar na construção e
revisão do documento.
|
|
Grupo de estudantes que
representam os interesses da classe dos mesmos dentro da instituição de
ensino.
|
Grêmio
Estudantil
|
Que a escola na qual faremos o
estágio tenha alguma representação dos alunos através do grêmio estudantil e
que seja significativo para o alcance dos interesses dos mesmos.
|
|
É o documento que sistematiza as
regras e condutas da instituição.
|
Regimento
|
Que ele seja flexível e que atenda
a realidade da escola.
|
|
Precisa ser efetivada através de
um trabalho em conjunto para que as melhores decisões atendam às necessidades
de ambos.
|
Relação
Família-Escola
|
Que de fato exista de modo que a
escola se preocupe com a importância deste vínculo desde a construção do PPP
da instituição.
|
|
Deve ser considerada pela
instituição de modo que incentive uma formação continuada fornecida pela
escola e/ou parcerias, com o objetivo de manter este profissional sempre
atualizado e capacitado às demandas sociais e estruturais no que diz respeito
às atualizações do ministério da educação.
|
Formação
dos Profissionais
|
Que a escola na qual façamos o
estágio tenha a preocupação de efetivar e incentivar as práticas de formação
continuada.
|
|
É o momento em que um grupo de
representantes composto pela; direção,
professores, alunos, pais e corpo técnico da escola se reúnem com o objetivo
de tomar decisões e buscar alternativas para solucionar assuntos pertinentes
à instituição.
|
Conselho
Escolar
|
Que a escola possua o conselho e
realize as obrigações cabíveis a este.
|
|
Conselho composto pelos professores
em que dialogam sobre o rendimento dos alunos e decisões pertinentes aos
mesmos.
|
Conselho
de Classe
|
Que exista e que os professores se
reúnam a fim de encontrar alternativas para sanar eventuais dificuldades
apresentadas pelos alunos.
|
|
Onde acontece a reunião entre o
corpo docente e os pais dos alunos para expor o rendimento escolar e seu
comportamento.
|
Reunião
Pedagógica
|
Que de fato seja efetuada e que
sirva também para sanar problemáticas e
potencializar a aprendizagem dos alunos.
|
|
Avaliação que deseja constatar o
rendimento da escola.
|
Avaliação
Institucional
|
Que seja positiva.
|
|
PDE- Programa de dinheiro na escola.
FUNDEB- Fundo de manutenção e
desenvolvimento da educação básica.
|
PDE/
FUNDEB
|
Que seja aplicado de acordo com as
necessidades da instituição.
|
|
Planos nacionais que orientam as
práticas educacionais que serão adotadas pelas instituições.
|
Planos
de Educação
|
Que sigam o que está posto nos
planos.
|
|
Departamento que tem a
responsabilidade de cuidar dos trâmites legais e burocráticos da rede.
|
Secretarias
de Educação
|
Que tenha um bom relacionamento e
diálogo com a instituição na qual faremos o estágio.
|
|
Órgão que fiscaliza as decisões
tomadas pelos departamentos da secretaria de educação.
|
Conselho
de Educação
|
Que fiscalize e que seja idôneo.
|
|
Responsável pela administração da
instituição e tomada de decisões administrativas.
|
Direção
Escolar
|
Que faça seu papel.
|
|
Cuida da parte pedagógica da
instituição, ou seja, orientando os planejamentos, organizando os horários e
auxiliando nas metodologias adotadas na escola.
|
Coordenação
Pedagógica
|
Que exista e que cumpra com o
previsto.
|
Comentários
Postar um comentário