Questão sobre o texto: Contextualização do Problema da formação docente na perspectiva do estágio com pesquisa (Louise Xavier)


 Qual concepção de estágio supervisionado é norteadora da experiência apresentada pelos autores?

De acordo com os autores, o estágio supervisionado deve ser mais valorizado dentro das Universidades não tendo início próximo ao fim da graduação, mas sim desde o princípio para que os estudantes possam começar a desenvolver uma noção de como vincular as teorias com as práticas e, portanto, passam a construir sua identidade docente.
Mas por qual motivo os autores acreditam nesta perspectiva? Foi observado por eles que os professores estão rendendo-se a cultura da escola assim que se inserem nela, mesmo tendo cursado em uma faculdade que incentiva a criticidade e a ação. Ou seja, independente da formação e “apesar dos processos inovadores no campo da formação, estes não aparecem como qualificadores das mudanças no campo da Educação Básica” [36].
Para que este quadro seja modificado é necessário iniciar uma construção do que chamam “ciência ‘forte’” dentro destes estágios, onde esta experiência deve ser vista como “um processo de pesquisa” [37], entretanto isto só é possível quando interligado, desde o princípio, com a teoria estudada formando uma “dimensão científica/técnica, política, ética e estética do futuro professor” [37].
A partir do momento em que o estágio é visto como um processo de pesquisa, vale ressaltar que os autores trazem uma proposta para que isto seja levado em consideração e seja colocado em prática de um modo que chegue a uma mudança no campo da Educação Básica. Diante disso a ideia é que “os estagiários, junto com os docentes [formem] uma comunidade de investigação, um grupo de estudo e pesquisa” [40], pois quando todos estão unidos em prol de um objetivo o resultado será satisfatório, havendo, assim, uma resolução de diversas problemáticas encontradas.
Portanto, a modalidade de estágio serve para demonstrar aos docentes a realidade que irão trabalhar e mostrar que eles tem capacidade de produzir conhecimentos e que devem utilizá-los dentro da sua prática, não se deixando levar pela cultura que existe dentro da escola e sim ser focado, consistente e persistente naquilo que acredita.
           



Comentários