Questão sobre o texto: Contextualização do Problema da formação docente na perspectiva do estágio com pesquisa (Louise Xavier)
Qual concepção de estágio supervisionado é
norteadora da experiência apresentada pelos autores?
De acordo com os autores, o
estágio supervisionado deve ser mais valorizado dentro das Universidades não
tendo início próximo ao fim da graduação, mas sim desde o princípio para que os
estudantes possam começar a desenvolver uma noção de como vincular as teorias
com as práticas e, portanto, passam a construir sua identidade docente.
Mas por qual motivo os autores
acreditam nesta perspectiva? Foi observado por eles que os professores estão rendendo-se
a cultura da escola assim que se inserem nela, mesmo tendo cursado em uma
faculdade que incentiva a criticidade e a ação. Ou seja, independente da
formação e “apesar dos processos inovadores no campo da formação, estes não
aparecem como qualificadores das mudanças no campo da Educação Básica” [36].
Para que este quadro seja
modificado é necessário iniciar uma construção do que chamam “ciência ‘forte’”
dentro destes estágios, onde esta experiência deve ser vista como “um processo
de pesquisa” [37], entretanto isto só é possível quando interligado, desde o
princípio, com a teoria estudada formando uma “dimensão científica/técnica,
política, ética e estética do futuro professor” [37].
A partir do momento em que o
estágio é visto como um processo de pesquisa, vale ressaltar que os autores
trazem uma proposta para que isto seja levado em consideração e seja colocado
em prática de um modo que chegue a uma mudança no campo da Educação Básica.
Diante disso a ideia é que “os estagiários, junto com os docentes [formem] uma
comunidade de investigação, um grupo de estudo e pesquisa” [40], pois quando
todos estão unidos em prol de um objetivo o resultado será satisfatório,
havendo, assim, uma resolução de diversas problemáticas encontradas.
Portanto, a modalidade de
estágio serve para demonstrar aos docentes a realidade que irão trabalhar e
mostrar que eles tem capacidade de produzir conhecimentos e que devem
utilizá-los dentro da sua prática, não se deixando levar pela cultura que
existe dentro da escola e sim ser focado, consistente e persistente naquilo que
acredita.
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