Quadro: Processos necessários para realização do estágio (Louise, Williane e Elizandra)


Processos necessários para a realização do estágio

      1.       Saber quais serão os espaços para que aconteça o estágio.
Deve ocorrer em vários espaços da escola, para que os estagiários possam estar em contato com diferentes profissionais da instituição e, assim, possam assistir, acompanhar e observar as diversas maneiras que ele poderá atuar.
      2.       Saber o momento de ir a campo.
Este momento é considerado essencial, já que o “campo de estágio tem suas próprias características... e não podem ser desconsideradas” [20]
      3.       O docente deve dar as orientações necessárias.
Neste momento é necessário ser levado em consideração que a escola deve ser caracterizada para os alunos. Posteriormente é de suma importância definir um plano de trabalho com os estagiários, para que possam prever os espaços que serão observados, quais atividades realizarão, quais documentos terão que ter contato e como será feito o registro.
      4.       Deve ser feito um diagnóstico, uma análise da realidade escolar.
Isto deve ser realizado para que o estagiário saiba como é organizada a escola, quais suas crenças e objetivos e, com isso, saiba qual tipo de postura terá que ter e o que pode ou não fazer dentro da instituição.
      5.       Todos os envolvidos devem retornar à escola.
Quando os alunos retornam á escola é com o intuito de mostrar o que foi analisado, observado e, através disso, discutir com a escola para que melhorem ou modifiquem algo, caso seja necessário.
      6.       O docente deve fazer a avaliação do aluno/estagiário.
A avaliação tem que ser processual, deve levar em consideração todo o contexto e os envolvidos nas atividades.
      7.       Analisar a organização das turmas.
“Não pode ignorar as características e aspectos”, e não pode deixar de observar “as especificidades da área em questão” [22]


Comentários